top of page

A colaboração como um instrumento competitivo para Gestão de Riscos

  • Foto do escritor: Sabrina Callegaro
    Sabrina Callegaro
  • 18 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

A mitigação dos riscos baseada em processos colaborativos internos é necessária para evitar a rigidez das práticas de gestão de risco baseadas em controles mais tradicionais.



A identificação dos riscos de forma colaborativa refere-se à determinação conjunta de possíveis eventos que podem ter impactos negativos nas metas de desempenho. Os métodos de identificação e análise de risco incluem mapeamento dos riscos, uma abordagem estruturada para identificar fontes de risco e compreender suas consequências potenciais. Construí-los requer habilidades para compartilhar informações, formular definições coletivas de objetivos e manter uma coordenação frequente.


A colaboração interna para o monitoramento dos riscos envolve o desenvolvimento de recursos e competências, construindo um sistema consistente de controle em toda a empresa.


A mitigação dos riscos baseada em processos colaborativos internos é necessária para evitar a rigidez das práticas de gestão de risco baseadas em controles mais tradicionais. Controles executados por meio de sistemas nem sempre são suficientes para garantir o bom desempenho na gestão de riscos, pois não substituem as relações face a face.


As interações face a face podem ser organizadas em ambientes internos (ou atualmente de forma on-line), promovendo vantagens em termos de comunicação e troca de conhecimento. Essas interações favorecem o acúmulo de recursos estratégicos para lidar com o monitoramento dos riscos.

"A colaboração interna para o monitoramento dos riscos envolve o desenvolvimento de recursos e competências, construindo um sistema consistente de controle em toda a empresa."

A natureza da colaboração implica em saber trabalhar em parceria para identificar e monitorar os riscos. É importante ressaltar que a relação entre a colaboração e uma gestão de risco eficaz pode não ser direta, uma vez que o aumento da colaboração também pode levar a mais exposição aos riscos se as suposições sobre os riscos forem equivocadas ou se realizadas análises incorretas desses riscos. Entretanto, suposições ou análises de risco erradas podem ser menos prováveis se realizadas por colaboradores com diversidade de conhecimento.


Colaborar não é fácil, o aspecto mais importante de uma colaboração bem-sucedida é a comunicação. Sem comunicação, qualquer colaboração falhará. Entre em contato!


 
 
 

Comentários


bottom of page